Olá Mundo Bully, hoje vamos dar prosseguimento aos nossos estudos e falaremos sobre ENDOGAMIA.
Quando dois indivíduos tem um ancestral em comum eles são denominados parentes e a endogamia é o método de acasalamento de indivíduos cujo grau de parentesco é superior ao existente na população.
O fato dos pais de um indivíduo serem geneticamente semelhantes aumenta a probabilidade de que ele receba de seus pais genes idênticos que representam cópias de um mesmo gene presente em um ancestral comum.
Efeito Genético da Endogamia
A Endogamia aumenta a homozigose tanto para Os genes recessivos como para Os genes dominantes, este efeito é tanto maior quanto maior for o parentesco entre os indivíduos que se acasalam.
Ao contrário que muitos falam a Endogamia não altera a frequencia genética , a força que altera a frequencia genética é a seleção.
O efeito fundamental da endogamia é aumentar a homozigose. Este aumento é quantificado pelo coeficiente de endogamia. O coeficiente de endogamia mede a probabilidade de um determinado indivíduo, em um determinado lócus, apresentar dois alelos que são idênticos por descendência de uma ancestral comum.
Aplicações da Endogamia
Obtenção da prepotência : Prepotência é a capacidade de um animal em transmitir aos seus filhos as suas características, independentemente dos indivíduos com os quais foram acasalados. A prepotência depende principalmente dos efeitos de homozigose e de dominância completa. Com dominância completa, o pai homozigoto para um gene, o transmite para as proles, e este em estado homozigoto ou heterozigoto, expressa a característica, tornando os filhos mais semelhantes a um dos pais. A endogamia aumenta o homozigose e propicia condições para o aparecimento da prepotência.
Detecção de genes recessivos: A endogamia promove a homozigose tanto para genes dominantes como para genes recessivos. Nestas condições o fenótipo determinado por genes recessivos permite a eliminação do indivíduo ou de seus pais, se for o caso. A maioria de genes indesejáveis e de efeitos deletérios são recessivos e estão relacionados com baixa fertilidade, alta mortalidade e redução do valor adaptativo Do animal.
Formação de linhagens e famílias distintas: Os acasalamentos endogâmicos tem sido muito usados para o obtenção de linhagens homozogóticas contrastantes, para posterior cruzamento, visando a exploração da heterose. Este processo é comum na produção de aves e suínos. Considerando que a variação genética em determinada característica é devido a um par de alelos, pode-se formar por meio da endogamia e seleção, duas subpopulações distintas. A variação genética dentre da subpopulação desaparecerá, as características se fixaram e as subpopulações se tornaram divergentes geneticamente.
Desvantagens da Endogamia
A endogamia apura tanto defeitos como qualidades. Os efeitos desfavoráveis da endogamia são caracterizados pela redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor dos animais. Estes defeitos irão depender da intensidade da endogamia, característica, raça, sexo e linhagem.
Formulas e expressões não foram adicionadas ao texto para não deixar o assunto mais complexo, então espero que tenham aproveitado o material.
Até breve,
Pablo Balue
Nenhum comentário:
Postar um comentário