segunda-feira, 27 de abril de 2015

American Bully, qual padrão seguir?

Olá pessoal, hoje o assunto começa com a seguinte pergunta:

Já pararam para pensar se estão seguindo o padrão correto da raça?

Pensando e tentando responder essa pergunta eu me deparei com inumeras variações de fenótipos e tamanhos que a raça American Bully está seguindo...


Esta pergunta é boa de ser respondida com outras perguntas, "Existe algum padrão?", "Este padrão é realmente o correto?", "Até onde você quer seguir este padrão?"

Dificil, pois a raça é relativamente nova e foi reconhecida por uma entidade que adotou um padrão a ser seguido, e durante anos estava se fixando bem com uma padronização bem rigida com exemplares como o Remmy Martin e Pokemon até surgirem Os famosos divisores de aguas, Dax e Miagi, hoje em dia temos Os Exotics, que são chamados e registrados como Bully e temos as linhagens mais antigas como Razor Edge, Mikelands etc... que possuem um fenótipo bem diferente uma da outra. Os culpados seriam o Dax e o Miagi? acho que não, vejo como culpados os criadores que fizeram e permitiram com que a raça tomasse um outro rumo, ou melhor, outros rumos.

Estaria a raça ainda a procura de um padrão para se fixar ou as modas e tendências fazem com que este padrão seja flexível a ponto de ter dois dogs da mesma raça tão diferentes? é uma questão a ser pensada, e hoje em dia vejo a raça crescendo só em relação a quantidade de pessoas criando, mas não vejo criadores com qualidade que queiram fixar o mesmo padrão, melhorar o plantel, vejo criadores criando o que gostam, e se essa criação é registrada como uma raça melhor ainda...
De uns anos pra cá a raça veio tomando vertentes bem opostas, alguns voltando para os APBT, outros para os Bulldogs, e uma minoria seguindo o pseudo padrão imposto anos atrás no reconhecimento da raça, melhoramento? evolução? não, amadorismo no que se está fazendo.
Outra coisa que percebo é que de 100 criadores hoje em dia, 85 estão começando hoje, crus sem saber nada sobre cinofilia, sem saber como realizar e quais cruzamentos realizar e apenas outros 15 que já estao a 20 anos criando e tentando melhorar sempre o seu plantel produzindo e selecionando o que há de melhor para a raça.

Será que esta invasão de criadores é devido a raça ser uma raça cara e que teria lucro criando ela ? Nesse ponto eu vejo uma raça em depreciação, onde quem trabalha serio e com qualidade coloca um valor justo, outros colocando valores exorbitantes, mas com tantos criadores novos e ainda sem mercado colocam o valor mais "popular" e não tem tanto lucro quanto o esperado, e muitos param antes mesmo de começar.  Outra questão é compradores querendo American Bully e só tendo dinheiro para comprar dogs de menor qualidade.
Criação é uma coisa séria e como um amigo criador falou "criação não é para amadores", criar é muito mais complexo que esses 85 que estão entrando agora pensam, e acho que seria sim este um dos motivos da raça ter vertentes diferentes, outro motivo seria a questão de onde há procura há oferta para o que queira. Anos atrás se via linhagens diferentes mas fenótipos próximos, hoje bem opostos.

O grande objetivo desta matéria não é fazer com que desista da raça e sim fazer você parar para pensar no que está criando, se você realmente sabe o que esta fazendo, se realmente sabe o caminho a ser seguido e o mais importante, se você está contribuindo para a evolução da raça.
E para você admirador da raça, procure canis de confiança, faça pesquisa antes de comprar um exemplar, seja criterioso.

Até breve,

Pablo Balue


2 comentários:

  1. Boa Pablo. Eh bem isso q esta acontecendo msm. Mta gente cria cães pensando mais em retorno financeiro do q em melhorar ou seguir um padrão e acaba desistindo ou se frustrando..

    ResponderExcluir