POR DR. CARMEN L. BATTAGLIA
"INTRODUÇÃO
O TERMO PEDIGREE É UMA ANTIGA PALAVRA DERIVADA DO FRANCÊS "PIE DE GRUE", OU SEJA, GUINDASTE DE PÉ.
DEPOIS DE MAIS DE SEIS SÉCULOS, A TRADIÇÃO DE USAR O PEDIGREE CONTINUA A SER A FERRAMENTA DE CRIAÇÃO PRIMÁRIA DE CRIADORES COM BASE NA LÓGICA DE QUE QUANDO A FREQUÊNCIA DE UM TRAÇO OU DOENÇA OCORRE ENTRE OS VÁRIOS ANTEPASSADOS QUE SINALIZA QUE ALGO É PROVÁVEL QUE SEJA HEREDITÁRIAS. O PEDIGREE SORTEADO FOI USADO PELA PRIMEIRA VEZ NA CRIAÇÃO DE BOVINOS, OVINOS, SUÍNOS, GALINHAS E OUTROS ANIMAIS DOMÉSTICOS. AO LONGO DO TEMPO OS CRIADORES USOU PARA ACOMPANHAR OS PORTADORES JUNTAMENTE COM AS CARACTERÍSTICAS DE CONFORMAÇÃO, DESEMPENHO E OUTRAS CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES. COMO HAVIA MUITOS TRAÇOS E CARACTERÍSTICAS DE INTERESSE PARA OS CRIADORES LOGO PERCEBEU QUE UM PEDIGREE NÃO IRIA FAZER O TRABALHO.
O PEDIGREE
HISTORICAMENTE, A PEDIGREE TRADICIONAL SERVIU COMO O REGISTRO DE QUE OS CRIADORES DE CÃES USAVAM PARA PLANEJAR AS PROCRIAÇÕES. INFELIZMENTE, ELE TINHA MUITAS LIMITAÇÕES. A SUA MAIS NOTÁVEL DEFICIÊNCIA ERA A IMPORTÂNCIA QUE COLOCOU EM SABER OS NOMES, TÍTULOS E CERTIFICAÇÕES DOS ANTEPASSADOS. O COSTUME E USO PARA ESTE PEDIGREE FOI RECONHECER E ASSOCIAR NOMES E TÍTULOS, COM O QUE PODERIA SER LEMBRADO SOBRE CADA ANTEPASSADO. INFELIZMENTE, ESTA ABORDAGEM FALTAVA CONFIABILIDADE E NÃO CAPTURAVA OS TIPOS DE INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA FAZER
AS DECISÕES PARA PRODUZI MELHOR. POR EXEMPLO, SE UMA COMBINAÇÃO DE REPRODUTORES TEVE EXITO SERIA COLOCADO AO PEDIGREE E CRIADOR. MAS QUANDO ISSO NÃO ACONTECIA NÃO HOUVE NENHUM REGISTRO OU FONTE DE INFORMAÇÃO PARA SER REVISTO. ESTE PEDIGREE NÃO PRESTAVA PARA DIREITO DE TIPOS DE INFORMAÇÕES. NOTAS RABISCADAS EM TORNO DAS BORDAS E NAS MARGENS COM
PALAVRAS COMO "BELO", "TIPO MARAVILHOSO ETC." OU O TÍTULO, OU UM NOME DE UM FAMOSO ANTEPASSADO, NÃO AJUDAVA CRIADORES A ENTENDER OS PONTOS FORTES E FRACOS DE UM PEDIGREE E
NÃO AJUDAVA A TOMAR AS MELHORES DECISÕES.
ENQUANTO O PEDIGREE TRADICIONAL É FÁCIL DE LER, ELE NÃO EXIBE OS TIPOS DE INFORMAÇÕES ÚTEIS. POR EXEMPLO, NENHUMA INFORMAÇÃO É COLETADA SOBRE CONFORMAÇÃO OU SAÚDE E NÃO HÁ NENHUMA DISPOSIÇÃO QUE IDENTIFIQUE OS TRANSPORTADORES, NORMAIS OU AFETADOS. PARA CRIADORES DE CONFORMAÇÃO SERIA NECESSÁRIO INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE COR, OLHOS, PARTE TRASEIRA, COSTAS, FRENTE, CAUDA ETC. CÃES DE DESEMPENHO SERIA NECESSÁRIO OUTROS TIPOS DE INFORMAÇÕES SOBRE OS ANTEPASSADOS.
UMA VEZ QUE O PEDIGREE TRADICIONAL USA NOMES DOS CÃES, TÍTULOS, CERTIFICADOS E VENCIMENTO DE REGISTROS QUE NÃO SÃO HEREDITÁRIAS, CRIADORES NÃO TINHAM MANEIRA DE APRENDER COM SEUS ERROS. ESTA ABORDAGEM SÓ LEVOU A CRIAÇÃO DE TENTATIVA E ERRO DO QUE FOI INEFICAZ COMO UMA FERRAMENTA DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS.
PROCURANDO OS GENÓTIPOS
PESQUISADORES E CRIADORES COSTUMAM USAR O FENÓTIPO E GENÓTIPO. FENÓTIPO SE REFERE AS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER VISTOS, OU SEJA, A SUA APARÊNCIA EXTERNA. ASSIM, UM CÃO QUE SE OBSERVA UM MANTO PRETO (FENÓTIPO) PODERIA PRODUZIR FILHOTES QUE TÊM PELAGEM DIFERENTES DO PRETO. TAL CÃO PODERIA TER UMA COMPOSIÇÃO GENÉTICA (GENÓTIPO) QUE INCLUI OS GENES PARA OUTRAS CORES. AQUELE QUE NÃO COLETAM INFORMAÇÕES USUALMENTE INVOCADOS PARA PROCRIAÇÕES "TIPO", QUE ENVOLVEM A CRIAÇÃO DE CÃES COM BASE EM SUA APARÊNCIAS E SEMELHANÇAS EM VEZ DOS TRAÇOS PRODUZIDOS. MUITAS VEZES, "TIPO" NA REPRODUÇÃO SIGNIFICAVA SIMPLESMENTE A CRIAÇÃO DOS VENCEDORES PARA OS VENCEDORES. NA PRÁTICA, ESTES CRUZAMENTOS NÃO CONSEGUIRAM TIRAR PROVEITO DO QUE A CIÊNCIA DA GENÉTICA NOS ENSINOU SOBRE A HERANÇA.
STICK DOG COLOR CHART PEDIGREE
CRIADORES LOGO APRENDERAM A USAR OUTRO TIPO DE PEDIGREE QUE PODERIA COMPENSAR AS LIMITAÇÕES DO PEDIGREE TRADICIONAL. BATTAGLIA DESENVOLVEU UMA TAL LINHAGEM QUE ELE CHAMAVA DE STICK DOG COLOR CHART PEDIGREE. BASEOU-SE EM UMA ABORDAGEM VERTICAL PARA ANÁLISE DO PEDIGREE QUE INCIDIU SOBRE A PROFUNDIDADE DE UM PEDIGREE, PEGANDO OS ANTEPASSADOS NAS TRÊS PRIMEIRAS GERAÇÕES. ESTE PEDIGREE FOI ORIGINALMENTE DESENVOLVIDO PARA PESQUISA E ANÁLISE COMPUTADORIZADA.
CÓDIGO DE TRAÇOS
O STICK DOG COLOR CHART PEDIGREE É UTILIZADA QUANDO O INTERESSE DO CRIADOR SÃO OS PONTOS FORTES E FRACOS DE CONFORMAÇÃO. A LÓGICA SUBJACENTE A ESTE PEDIGREE É QUE CADA UM ANTEPASSADO É DESENHADO COMO UMA FIGURA, COM SETE PEÇAS ESTRUTURAIS: ORELHAS, CABEÇA, PESCOÇO, À FRENTE, PARA TRÁS, TRASEIRA E CAUDA. CADA PARTE É CODIFICADA UTILIZANDO QUATRO CORES MUTUAMENTE EXCLUSIVOS QUE SIGNIFICAM A QUALIDADE DE CADA CARACTERÍSTICA COM BASE NO PADRÃO DA RAÇA. AS NOTAS SÃO ADICIONADOS A CADA FIGURA PARA COMPLEMENTAR E ESCLARECER O CÓDIGO DE CORES.
AS REGRAS USADAS PARA A QUALIDADE DO CÓDIGO DE CORES OU A FALTA DELE ERAM SIMPLES. QUANDO UM TRAÇO FOSSE CODIFICADO COM UMA COR DE PRIMEIRO LUGAR (AZUL), ELE É VISTO COMO CORRETO OU IDEAL COM BASE NO PADRÃO DA RAÇA. POR EXEMPLO, SE AS ORELHAS DO PAI ESTIVESEM CORRETOS COM BASE NO PADRÃO DA RAÇA SERIA UM CÓDIGO DE CORES AZUL.
SE UMA CARACTERÍSTICA NECECITASSE ALGUMA MELHORIA COM BASE NO PADRÃO DA RAÇA, SERIA CODIFICADA DE COR PRETA. POR EXEMPLO, AS ORELHAS DA AVÓ ESTIVESSEM CODIFICADOS COMO PRETO, ERA PORQUE ELAS PODERIAM SER MELHORADAS.
SE UM CÃO TIVESSE UMA TRASEIRA COM DEFEITO NA CAUDA, SERIA CODIFICADA COM VERMELHO.
CODIFICAÇÃO DE CORES É ÚTIL PORQUE PARECE IDENTIFICAR A GAMA DE QUALIDADE OU A FORÇA OU A FRAQUEZA DE UM TRAÇO.
CODIFICAÇÃO TAMBÉM MOSTRA AS TENDÊNCIAS OU PROBLEMAS E SE ELES OCORREM NO PAI OU NA LATERAL DA BARRAGEM DO PEDIGREE. A FALTA DE INFORMAÇÕES, ERA MOSTRADO PELA COR VERDE.
PEDIGREE SYMBOLS
TODO CRIADOR QUER SABER QUAIS GENES SÃO REALIZADAS POR CADA UM ANCESTRAL PARA A SAÚDE E DESEMPENHO. JÁ QUE NÃO EXISTE NENHUM MÉTODO PARA OLHAR DIRETAMENTE PARA O GENÓTIPO, OS CRIADORES DEVEM CONFIAR EM SEUS PEDIGREES PARA ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO. O MELHOR PEDIGREE PARA ESTA FINALIDADE É CHAMADO O PEDIGREE SYMBOLS. CENTRA-SE NA AMPLITUDE DE UM PEDIGREE, OU SEJA, NA NINHADA. O PEDIGREE SYMBOLS CONTA COM A LÓGICA DE QUE UM PEDIGREE PODE SER ENTENDIDO APRENDENDO SOBRE OS TRAÇOS E CARACTERÍSTICAS OBSERVADAS ENTRE AS NINHADAS DE CADA ANCESTRAL.
É ESPECIALMENTE EFICAZ PARA A REALIZAÇÃO DE MELHORIAS NOS ELEMENTOS PRINCIPAIS: SAÚDE, DESEMPENHO, TEMPERAMENTO E OUTRAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS. ELA RECEBE ESTE NOME PORQUE SIMBOLOS SÃO UTILIZADOS PARA IDENTIFICAR CADA ANTEPASSADO, AO INVÉS DE NOMES OU FIGURAS. SUA GRANDE VANTAGEM SOBRE O PEDIGREE TRADICIONAL É QUE PRODUZ UM REGISTRO QUE PERMITE QUE UM CRIADOR POSSA CONTROLAR E ANALISAR QUESTÕES ESPECÍFICAS DE SAÚDE, DESEMPENHO E OUTRAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS DE INTERESSE.
CODIFICAÇÃO
O PEDIGREE SYMBOLS É UMA FERRAMENTA PODEROSA POR CAUSA DA QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO QUE PODE SER CODIFICADA E RAPIDAMENTE ANALISADAS. AO CONTRÁRIO DO STICK DOG COLOR CHART PEDIGREE QUE UTILIZA UM ABORDAGEM VERTICAL, ESTE PEDIGREE USA UMA ABORDAGEM HORIZONTAL QUE INCIDE SOBRE A AMPLITUDE DE UM PEDIGREE. A CODIFICAÇÃO ENVOLVE DOIS SÍMBOLOS. OS QUADRADOS SÃO USADOS PARA REPRESENTAR OS MACHOS E CIRCULOS AS FÊMEAS. AS NINHADAS DE CADA ANTEPASSADO TAMBÉM ESTÃO INCLUÍDOS UTILIZANDO QUER SEJA UM CÍRCULO OU UM QUADRADO. COMO AS INFORMAÇÕES SÃO COLETADAS SOBRE DOENÇAS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS, TAIS COMO DESEMPENHO, QUE SÃO CODIFICADOS USANDO UMA COR DESIGNADA PARA CADA TRAÇO. SE O CÃO É AFETADO COM A DOENÇA O SÍMBOLO É PROTEGIDO COM UMA COR ESPECÍFICA. SE O CÃO É PORTADOR DA DOENÇA, UM PONTO É USADO NA MESMA COR. PORQUE OS CRIADORES ESTÃO INTERESSADOS EM MUITOS TRAÇOS E DOENÇAS, VÁRIAS CORES VAO SER UTILIZADAS NA CODIFICAÇÃO DESTA ÁRVORE GENEALÓGICA. A REPETIÇÃO DE UMA COR GERALMENTE SINALIZA QUE A TENDÊNCIA GENÉTICA PODEM ESTAR PRESENTES.
COM BASE NO PEDIGREE SYMBOLS, É FÁCIL VER COMO A COR-CÓDIGOS AJUDAM O CRIADOR DE VER OS PONTOS FORTES E FRACOS DE UM PEDIGREE, QUE ANTEPASSADOS SÃO AFETADOS E QUAIS SÃO OS PORTADORES. PORQUE ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO PODE AJUDAR A TORNAR MELHOR DECISÕES DE SELEÇÃO, É FÁCIL VER QUE O PEDIGREE TRADICIONAL É MENOS EFICAZ COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO DO QUE SÃO OS SÍMBOLOS E FIGURAS."
SEGUINDO A LEITURA ACIMA, INOVE, FAÇA USO DESSAS FERRAMENTAS, FAÇA DO SEU PLANTEL E DA SUA CRIAÇÃO O DIFERENCIAL.
ATÉ BREVE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário