POR CARMEN L. BATTAGLIA
"ATÉ O INÍCIO DE 1950 , LLOYD C. BRACKETT HAVIA SE TORNADO UMA LENDA EM SEU PRÓPRIO TEMPO. EM PARTE POR CAUSA DA QUALIDADE DOS CÃES POR ELE PRODUZIDOS E EM PARTE DEVIDO A SUA FRANQUEZA AO ABORDAR PROBLEMAS RELACIONADOS COM A CRIAÇÃO DE CANINOS. ELE TINHA MUITO A DIZER SOBRE A SELEÇÃO DE REPRODUTORES, COMO CORRIGIR OS PROBLEMAS E COMO FAZER MELHORIAS. BRACKETT FOI CONSIDERADO UM DOS PAIS DA RAÇA PASTOR ALEMÃO NOS ESTADOS UNIDOS. NO MOMENTO DA SUA MORTE, ELE ERA O MAIS VELHO VIVENDO UMA CONTÍNUA APRECIAÇÃO A RAÇA (DESDE 1912). SEU CANIL FOI CHAMADO LONG WORTH E ELE É LEMBRADO EM TODO O MUNDO CANINO POR SUAS TEORIAS SOBRE MÉTODOS DE MELHORAMENTO. BRACKETT FOI BEM LIDO E UM APRENDIZ RÁPIDO. ATRAVÉS DE SUA ESCRITA FEZ ESCLARECER CONFUSÕES E MAL-ENTENDIDOS ASSOCIADOS COM LINHA E ENDOGAMIA. UMA DE SUAS MAIORES CONQUISTAS FOI TER PRODUZIDO MAIS DE 90 CAMPEÕES EM 12 ANOS.
TODOS OS SEUS MÉTODOS E IDÉIAS NÃO ERAM NOVAS. POR EXEMPLO, ELE COMBINOU O ESTUDO DE PEDIGREES COM OS RESULTADOS QUE PRODUZIRAM. DEPOIS DE ANOS OBSERVANDO O QUE COMBINAÇÕES PRODUZIRAM A MELHOR PROLE ELE REFINOU SUAS IDÉIAS SOBRE COMO SELECIONAR PARCEIROS DE MELHORAMENTO. FORA DESSAS EXPERIÊNCIAS VEIO UMA FÓRMULA QUE FUTURAMENTE O TORNARIA FAMOSO. A FÓRMULA NÃO ERA NOVA, MAS SUAS IDÉIAS SOBRE COMO USÁ-LA ATRAÍRAM A ATENÇÃO. CRIADORES DE ANIMAIS DOMÉSTICOS TINHA USADO DURANTE ANOS. INVOCAVAM OS PRINCÍPIOS DA LINHA E ENDOGAMIA, MAS FOI BRACKETT E SUA ABORDAGEM DE CRUZAMENTOS PLANEJADOS QUE A TORNARAM CONHECIDA. BRACKETT ACREDITAVA EM ANÁLISE DO PEDIGREE, AVALIAÇÃO, USO DA LINHAGEM E ENDOGAMIA E UM SISTEMA QUE FOSSE FÁCIL DE USAR. ESSAS IDÉIAS SÃO O QUE O DISTINGUEM DE OUTROS QUE FEZ POUCO MAIS DO QUE PRATICAR A ARTE DA CRIAÇÃO DE ANIMAIS. ENQUANTO BRACKETT É MAIS CONHECIDO
POR SUA ÊNFASE SOBRE O USO DA LINHAGEM E POR NÃO TER MEDO DE CONSANGUINIDADE. BRACKETT ACREDITAVA QUE NÃO FAZIA SENTIDO IR PARA A FRENTE COM REPRODUTORES ANTES QUE AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS SOBRE O PAI E A MÃE FOSSEM COLETADAS. ELE COLOCOU GRANDE ÊNFASE EM CARACTERÍSTICAS DE SAÚDE, TEMPERAMENTO E DA RAÇA. SEUS CRUZAMENTOS PLANEJADOS FORAM COM BASE NOS RESULTADOS QUE OCORRERAM EM SEUS FILHOTES. EM OUTRAS PALAVRAS, ELE APRENDEU COM SEUS ERROS.
BRACKETT COMPREENDEU O VALOR DO USO DE CÃES DE QUALIDADE QUE FORAM RELACIONADOS PARA CADA UM. ESTA ABORDAGEM PERMITIU-LHE CONCENTRAR OS GENES NECESSÁRIOS PARA PRODUZIR CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS. SUAS TÉCNICAS ERAM VOLTADAS PARA A REDUÇÃO DE ERROS E MELHORIA DA QUALIDADE FOCADA NA CUIDADOSA SELEÇÃO DE PARCEIROS PARA MELHORAMENTO. ELES FORAM FUNDAMENTAIS PARA A MANUTENÇÃO E MELHORAR AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS E, AO MESMO TEMPO, REDUZIR A DOENÇA E OUTROS PROBLEMAS INDESEJADOS. BRACKETT SE TORNOU FAMOSO POR CÃES DE QUALIDADE DE REPRODUÇÃO COM TIPO CONSISTENTE. SUA ESTRATÉGIA SE BASEOU EM UMA SÉRIE DE CRUZAMENTOS USANDO PARENTES. FREQÜENTEMENTE ELE ERA LEMBRADO POR DIZER: "NUNCA CRUZAREM QUANDO AS COISAS PARECEM ESTAR INDO BEM, FAÇA-O APENAS COMO UM EXPERIMENTO OU QUANDO ALGUMA FALHA OU FALHAS NÃO PUDEREM SER ELIMINADAS ". ELE TEVE O CUIDADO DE ESTUDAR CADA MACHO REPRODUTOR E OS SEUS DESCENDENTES, ELIMINANDO AQUELES QUE NÃO ESTAVAM À ALTURA E AQUELES QUE PRODUZIRAM FALHAS.
INSPECIONANDO DE PERTO VIA-SE QUE MUITO DE SEUS PEDIGREES MOSTRAVAM QUE MUITOS DE SEUS REPRODUTORES ERAM DE LINHAGEM PURA E FORAM CRIADOS GERALMENTE RELACIONADOS DE ALGUMA FORMA COM AS CADELAS EM SUA PROGRAMA DE MELHORAMENTO. O SUCESSO DE BRACKETT AJUDOU A FAZER A LINHAGEM POPULAR. ELE DEMONSTROU COMO FAZER MELHORIAS ATRAVÉS DA RETENÇÃO DE UM CONJUNTO COMUM DE GENES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE CÃES RELACIONADOS. ELE ACREDITAVA QUE A TRAVESSIA FOI O MENOR MÉTODO DESEJÁVEL PORQUE INTRODUZIU NOVOS GENES EM SEUS PEDIGREES, QUE TRANSFORMARAM DIFERENÇAS PRODUZIDAS E VARIAÇÕES GENÉTICAS ENTRE A PROLE.
TEM SIDO BEM DOCUMENTADO QUE OS DOIS IRMÃOS GERALMENTE NÃO TÊM O MESMO POTENCIAL GENÉTICO MESMO QUE AMBOS SEJAM DOS MESMOS PAIS. UM IRMÃO PODERIA HERDAR UM CONJUNTO DE GENES DO PAI E OUTRO PODE TER UM CONJUNTO DIFERENTE DE UM TIO POR PARTE DE MÃE. ENQUANTO CADA FILHOTE RECEBE SEMPRE METADE DE SEUS GENES DO PAI E METADE DA MÃE, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELES IRÃO RECEBER CADA UM O MESMO CONJUNTO DE GENES. ISSO EXPLICA PORQUE NINHADAS NEM SEMPRE PARECEM IGUAIS OU TÊM A MESMA CAPACIDADE PARA PRODUZIR QUALIDADE. BRACKETT MANTIA DETALHADA
REGISTROS SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE OS IRMÃOS.
BRACKETT SEMPRE FOI GERALMENTE BEM RÁPIDO PARA COMENTAR SOBRE O QUE OBSERVOU E COMO AS COISAS PODERIAM SER MELHORADAS. EM UMA DECLARAÇÃO FEITA A PARTIR DE UM DE SEUS ARTIGOS, ELE DISSE: "SEMPRE QUE DOIS OU TRÊS CRIADORES DE CÃES FICAREM JUNTOS HÁ QUASE CERTEZA DE SER CONVERSA SOBRE LINEBREEDING. O TERMO PODE SER USADO SEM QUALQUER UM DELES TER UMA VERDADEIRA COMPREENSÃO DO QUE SIGNIFICA. PARECE HAVER MUITA CONFUSÃO, MESMO NA MENTES DOS CRIADORES DE CÃES EXPERIENTES SOBRE O REAL SIGNIFICADO DOS TERMOS E COMO DIFERENCIAR ENTRE ELES ". ELE SE REFERIU A ESTE DILEMA EM VÁRIOS ARTIGOS EM UMA VARIEDADE DE CENÁRIOS. CERTA VEZ, ELE LEVANTOU VÁRIAS QUESTÕES QUANDO OUVIU DOIS CRIADORES DISCUTIR UMA REPRODUÇÃO LINE. ELE REFERIU-SE AO CRIADOR QUE RECOMENDA-SE COM A AFIRMAÇÃO "LINEBRED PRA QUÊ?" ELE SABIA QUE A RESPOSTA PARA A QUESTÃO SERIA UMA MEDIDA DO QUE O CRIADOR REALMENTE SABIA SOBRE O ASSUNTO. ERA A SUA MANEIRA DE AVALIAR A SABEDORIA DOS OUTROS. ELE SABIA QUE A LINHA DE REPRODUÇÃO PODE SIGNIFICAR MUITAS COISAS. POR EXEMPLO, UM CÃO PODE SER PRODUZIDO NA LINHA DE SEUS REPRODUTORES DE UM LADO DO PEDIGREE OU DO LADO DE SUA MÃE. AQUELES QUE USAM O TERMO NORMALMENTE ENTENDEM COMO SIGNIFICANDO APENAS QUE OS CÃES SÃO RELACIONADOS UNS AOS OUTROS. BRACKETT ESTAVA PREOCUPADO COM O FUTURO DA CRIAÇÃO DE MELHORES CÃES E A FALTA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO REPRODUTORA. ELE ACREDITAVA QUE A MAIORIA DOS CRIADORES DE CÃES NÃO FORMULAVAM NENHUM PLANO DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS E RARAMENTE OU NUNCA, AO FAZER UM ACASALAMENTO, CONSIDERAVAM COMO OU O QUE ELES IRIAM ACASALAR.
A FÓRMULA BRACKETT PREFERIA GENES CONCENTRADAS EM UM PEDIGREE. ELE FEZ ISSO POR COM ÊNFASE NO PAI DO PAI. NA FIGURA 1, OBSERVE QUE O MESMO CÃO APARECE NO PAI E NO LADO DA MÃE DO PEDIGREE. BRACKETT GOSTAVA DE USAR UM CÃO IMPORTANTE E QUE ELE APAREÇA DUAS VEZES EM UM PEDIGREE DE TRÊS GERAÇÕES. A FÓRMULA BÁSICA E ELE SEMPRE PREFERIU AFIRMAR O SEGUINTE: "DEIXE-O PAI DO PAI TORNAR-SE O GRANDE SENHOR DO LADO DA MÃE ".
FIGURA 1 ÁRVORE GENEALÓGICA DE UMA BRACKETT STUD DOG |
O PAI QUE É CIRCULADO APARECE EM AMBOS OS LADOS DO PEDIGREE. PORQUE É O MESMO CÃO E DEVE SER UM CÃO EXCELENTE LIVRE DE DOENÇAS PORQUE OS SEUS GENES ESTÃO SENDO PRESERVADAS EM AMBOS
OS LADOS DO PEDIGREE E TRANSITAM PARA O NOVO MACHO REPRODUTOR. BRACKETT SABIA QUE MENDEL FOI CAPAZ DE PREVER DE FORMA CONSISTENTE OS TRAÇOS EM SUA PROLE, ESPECIALMENTE PORQUE ELE SABIA QUAIS CARACTERÍSTICAS FORAM REALIZADAS NO PEDIGREES DOS PAIS.
AMBOS SABIAM QUE, QUANDO DOIS INDIVÍDUOS COM CONHECIDA ASCENDÊNCIA SÃO CRUZADOS HÁ MAIS CERTEZA SOBRE O QUE ELES SÃO CAPAZES DE PRODUZIR ENTÃO, QUANDO NÃO ESTÁ FALTANDO INFORMAÇÃO SOBRE ELES. MENDEL DEMONSTRAVA ESTES PRINCÍPIOS NA DÉCADA DE 1860. BRACKETT USAVA ESSAS IDÉIAS, PORQUE ELE SABIA QUE O INESPERADO É MAIS PROVÁVEL DE OCORRER QUANDO HÁ LACUNAS NA INFORMAÇÃO SOBRE O ANTEPASSADOS E SEUS IRMÃOS. EMBORA A HEREDITARIEDADE TENHA A TENDÊNCIA PARA PRODUZIR A SEMELHANÇA, A CIÊNCIA DA GENÉTICA NOS ENSINA A PROCURAR SOB O SUPERFICIAL DA SEMELHANÇAS DOS FENÓTIPOS PARA AS PISTAS IMPORTANTES NOS GENÓTIPOS. ASSIM, QUANDO UM INDIVÍDUO É DITO SER DOMINANTE PARA UM TRAÇO, DEVE SER TOMADO COMO SIGNIFICANDO QUE FOI CONSTATADA UMA GRANDE PORCENTAGEM DE SUA PROLE PARA TER UMA DETERMINADA CARACTERÍSTICA. ELE NÃO SIGNIFICA QUE TODOS OS SEUS DESCENDENTES TERÃO ESSA CARACTERÍSTICA.
O PEDIGREE NA FIGURA 2 ILUSTRA COMO O PONTOS FORTES, PONTOS FRACOS E AS TENDÊNCIAS EM UM PEDIGREE PODEM SER GRAVADAS E, EM SEGUIDA, FACILMENTE CODIFICADA. OBSERVE QUE CADA BONECO É DESENHADO COM SETE PEÇAS ESTRUTURAIS. UTILIZANDO O PADRÃO DA RAÇA CADA UMA DAS SETE PEÇAS ESTRUTURAIS SÃO CODIFICADOS POR CORES PARA MOSTRAR SE HÁ QUALIDADE OU FALTA DELA. A COR-CÓDIGOS PARA A QUALIDADE:
COR DE QUALIDADE RANK
AZUL - PRIMEIRO LUGAR - IDEAL BASEADO NO PADRÃO
PRETO - SEGUNDO LUGAR - MENOS DO QUE IDEAL COM BASE NA PADRÃO
RED - TERCEIRO LUGAR - COM DEFEITO BASEADO NO PADRÃO
CINZA - QUARTA - COLOQUE COM DEFEITO BASEADO NO PADRÃO
A FIGURA 2 ILUSTRA COMO BRACKETT IRIA COMEÇAR A COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE A "A". AS NOTAS QUE FORAM COLETADAS SOBRE "A" INDICAM QUE HÁ SINAIS DE ADVERTÊNCIA SOBRE VÁRIAS CARACTERÍSTICAS. CÍRCULOS EM TORNO DE UM TRAÇO OU ANCESTRAL SÃO USADOS PARA MOSTRAR QUAL INFORMAÇÃO ESTÁ FALTANDO. NOTAS DE UM CRIADOR PODE LER-SE: "SEUS PAIS ERAM DE BOA QUALIDADE, UM DE SEUS QUATRO IRMÃOS FOI DISPLÁSICOS. DOIS OUTROS TINHAM FALTANDO PRÉ-MOLARES, UMA IRMÃ ERA BRANCA. TODOS OS SEIS DA NINHADA FORAM DE QUALIDADE ". DEVE SER LEMBRADO QUE O VALOR DE UMA CADELA TAMBÉM DEVE SER DETERMINADO POR O QUE ELA PRODUZIU. AS NOTAS DO CRIADOR SOBRE SEUS FILHOTES PODE LER-SE: "SUA PRIMEIRA REPRODUÇÃO ERA UM CÃO DE QUALIDADE COM UM PEDIGREE ABERTO. TODOS OS QUATRO DE SEUS FILHOTES ERAM DE MÁ QUALIDADE, UM TINHA UMA COR DESQUALIFICADA; OUTROS DOIS TIVERAM UM PROGNATISMO MANDÍBULA, UM ERA DISPLÁSICO. SEU SEGUNDO MELHORAMENTO FOI UMA LINHA DE CRIAÇÃO DE UMA OUTRA QUALIDADE CÃO. DOIS DOS OITO FILHOTES MORRERAM DE DOENÇA CARDÍACA, UM FOI DIAGNOSTICADO COM DISPLASIA DA ANCA CLÍNICA, E DOIS OUTROS NÃO TINHAM OS PRÉ MOLARES ".
O RESUMO NOTAS SÃO ÚTEIS PORQUE ELAS APRESENTAM UMA VISÃO GERAL E AS QUALIDADES DOS CÃES.
NOTA 1. PRIMEIRA REPRODUÇÃO, N = 4, A UM REPRODUTOR COM UM PEDIGREE ABERTO. OS FILHOTES PRODUZIDOS: UM BRANCO, 2 COM MANDÍBULAS INFERIOR, 1 DISPLÁSICOS, E 4 DE MÁ QUALIDADE
NOTA 2. SEGUNDO CRIAÇÃO, N = 5, A CRIAÇÃO DE LINHA. AS CRIAS: 2 DE 8 MORREU DE PROBLEMAS CARDÍACOS, 2 FALTAVAM PRÉ MOLARES E 1 FOI DISPLÁSICO, TODOS DE QUALIDADE MÉDIA
NOTA 3. IRMÃOS DE NINHADA DE "A" (N = 6): 2 NÃO TINHAM PRÉ-MOLARES, UMA IRMÃ BRANCO. TODOS MÉDIA DE QUALIDADE
NOTA 4. O PAI E A MÃE DO "A" - AMBOS ERAM DE BOA QUALIDADE, MAS ELA SÓ PRODUZIU FEMEAS, PROLE MÉDIA QUANDO FOI CRUZADO COM TRÊS REPRODUTORES DE QUALIDADE DIFERENTES. POUCO SE SABE SOBRE O SEU PAI.
BRACKETT E MENDEL TERIAM MANTIDO NOTAS SEMELHANTES SOBRE OS PARCEIROS DE REPRODUÇÃO DE "A" E SUA PROLE. DEPOIS DE DOIS CRUZAMENTOS QUE PRODUZIRAM INADEQUADAS CONFORMAÇÕES, PROBLEMAS DE SAÚDE E UMA COR DESQUALIFICANTE, NEM BRACKETT OU MENDEL TERIA CRUZADO ELA UMA TERCEIRA VEZ, MESMO SE UM GARANHÃO TOP ESTIVESSE DISPONÍVEL. A EXPERIÊNCIA SUGERE QUE ELA NÃO PROCRIASSE. NO ENTANTO, SE A PRODUÇÃO DE UM FILHOTE OCASIONAL DE ALGUMA QUALIDADE FORAM A META, ESTE AINDA É UM RISCO PRA CADELA PORQUE SEU PEDIGREE TEM O POTENCIAL DE PRODUZIR FILHOTES SAUDÁVEIS E MEDÍOCRES, MUITOS DOS QUAIS PROVAVELMENTE SÃO PORTADORES. BRACKETT ESTAVA PREOCUPADO COM ESSAS CADELAS PORQUE ELE SABIA QUE A MAIORIA DOS COMPRADORES QUEREM SABER QUE SEU CACHORRO É GENETICAMENTE SAUDÁVEL, QUE NÃO VAI SE TORNAR AGRESSIVO OU TÃO NERVOSO, QUE VAI ASSUSTAR EM QUALQUER COISA INCOMUM. UMA DAS MELHORES RAZÕES PARA NÃO USAR "A" É QUE A MAIORIA DE SEUS FILHOTES TENDEM A EXIGIR UM TEMPO DE VIDA CARO E COM CUIDADOS VETERINÁRIOS.
FÓRMULA DE VARIAÇÕES
CRIADORES APRENDERAM RAPIDAMENTE QUE AS VARIAÇÕES PODEM SER FEITAS NA FORMULA DE BRACKETT COM BASE NOS PONTOS FORTES E FRACOS DA CADELA. ENQUANTO ELA NÃO ERA TÃO PRODUTIVA QUANTO A FÓRMULA, ELES FIZERAM TRABALHO DE CONCENTRAR OS GENES NECESSÁRIOS. AS VARIAÇÕES DA FÓRMULA PODEM SER DECLARADAS COMO SEGUE: DEIXE O PAI DO MACHO SER O AVÔ DA FEMEA DO LADO DO PAI, EM VEZ DE NO LADO DA MÃE. OUTRA VARIAÇÃO DEIXAR O PAI SER O RESULTADO DE QUALQUER UM IRMÃO COMPLETO OU MEIO IRMÃO E ACASALE A IRMÃ. EM CADA CASO, A SELEÇÃO DE UM COMPANHEIRO PARA UMA CADELA COM DEFEITO TAIS COMO "A", CUJA LARGURA DE ABERTURA DO PEDIGREE NÃO OFERECE NENHUMA RESISTÊNCIA NÃO SERIA UM BOM NESSAS FÓRMULAS.
A SELEÇÃO DE PARCEIROS REPRODUTORES DEVEM SEMPRE SE CONCENTRAR EM CORRIGIR DEFICIÊNCIAS. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário