Muitos falam de linhagens, mas poucos sabem o que é na realidade e outros conhecem poucas, visto haver muitas linhagens na raça APBT, mas o que é na verdade as linhagens desta raça e como surgiram?
São conhecidas muitas linhagens ou linhas de sangue da raça Pit Bull e em baixo passo a citar algumas delas:
COLBY / CORVINO / INDIAN BOLIO / PAT PATRICK / RED DEVIL / RED BOY / DRAGONS / GARNERS / ALBROWNS / CRENSHAW / HENPHILL / McCOY / BULLYSON / ALLIGATOR / DYNAMITE RED ROCK / GRENWOOD / WALLACE / ARMITAGE / VILLALIBERTY / MAXMILLION / TUDOR / SORRELL / DORR / ZEBO / RONDY / BELLON / LAR-SAN / OLD FALMILY RED RED NOSE / TAROMA / SACOMA / MAYFIELD / CARVERS...
Estes nomes significam uma seleta linha de sangue com características distintas da raça APBT.
Depois de muitas pesquisas achei alguns textos e informações que nos podem ajudar a perceber mais sobre este tema.
Eis aqui algumas defenições:
Linhagem Ross´ Red Devils
Chama-se Red Devil a uma linhagem originada no cão Ross' Ch. Red Devil (8XW), também conhecido como Creed's Iron Dusty.
Red Devil era um cão red/red nose, de origem Neblett/Colby. Bob Neblett foi um criador muito ativo entre as décadas de 20 e 60. Diversos de seus cães eram tidos como de excepcional qualidade, com destaque para Ch Bucky McCoy, 5xW e apontado por Louis Colby como um dos cães mais "game" de todos os tempos.
De acordo com Danny Gibson, "Red Devil foi o cão mais game que já pisou nesta Terra e sua tenacidade continua viva nos seus descendentes corretamente selecionados até os dias de hoje".
Um dos responsáveis pela perpetuação da linhagem foi Mike Norrod, Ironline Kennels. De suas mão saíram cães como Ch. Iron Spike (ROM), Ch. Iron Bobcat, Ch. Iron Bear, Gr. Ch. Cocoa (Koko) e Iron Taffy (foto à direita), entre muitos outros. Seu principal padreador hoje, Ch. Gambler, é campeão também de show. Os Red Devils podem ser vermelhos, tigrados de vermelho e vermelho/brancos. Bons outcrosses para eles são OFRN Hemphill/Wilder, Red Boy (Tant, Miret ou Mims) e Patrick baseado em Clouse, ou seja, os descendentes do Ch. Homer (ROM).
Linhagem Old Family Red Nose
American Pit Bull Terrier é uma raça dona de uma mística muito singular. Sem dúvida, parte desta mística deriva do fato de ser uma raça muito antiga e fortemente baseada em tradição. Antigas linhagens são uma parte fascinante desta tradição e as Old Family Red Nose (OFRN) são algumas das linhagens antigas mais conhecidas.
A aparência desses cães de nariz vermelho sempre atrai atenção, mas é normal levar algum tempo para que as pessoas os achem realmente bonitos. Contudo, ninguém pode negar que eles irradiam classe e imponência.
As principais características dos cães dessa linhagem são o nariz vermelho-cobre, lábios e unhas vermelhos e olhos avermelhados ou âmbar. A pelagem é castanho avermelhado, sendo que cães amarelos e cor de chocolate também costumam surgir entre os OFRN. Alguns crêem que a linhagem foi desenvolvida apenas pela aparência; outros, que qualquer cão que venha a apresentar nariz vermelho seja um ORFN. Espera-se que tais noções sejam dissipadas com este texto.
Em meados do século passado, existiam famílias de cães de combate na Irlanda que eram típicas dos condados de Cork e Kerry, sendo conhecidas como Old Family. Naquela época, os pedigrees eram mantidos por pessoas e não por entidades cinófilas, sendo guardados pelas famílias como um segredo de estado. A pureza das linhagens era mantida com tanto rigor que os criadores de então chegavam a não reconhecer outras linhagens como sendo da mesma raça. Por esta razão, todas as linhagens eram baseadas em inbreedings muito fechados.
Sempre que se mantém um pool genético fechado como aquele, existe uma possibilidade maior de fixação de traços recessivos, já que os dominantes, uma vez descartados, não podem mais ser recapturados. Como o vermelho é recessivo em relação a todas as cores, exceto o branco, os Old Family acabaram se tornando Old Family Red. Quando esses cães começaram a chegar na América, muitos deles já apresentavam também o nariz vermelho.
Os cães Old Family vieram para a América principalmente através dos imigrantes. Por exemplo, o boxer Jim Corcoran foi para os USA para a disputa do título mundial dos pesos pesados e acabou ficando e se tornando um policial em Boston. Ele então requisitou alguns cães de sua família, que havia ficado na Irlanda, e suas importações e experiência como criador lhe conferiram um lugar de destaque na história do American Pit Bull Terrier. Vários outros imigrantes irlandeses também trouxeram cães de suas famílias, de modo que as linhagens Old Family se tornaram firmemente estabelecidas nos Estados Unidos.
Neste ponto é necessário observar que o termo "old family" era utilizado de duas formas. Poderia significar tanto uma linhagem de cães com características próprias mantida na Irlanda por pessoas sem laços familiares ou uma linhagem mantida e preservada através dos tempos por uma mesma família. Os Old Family Reds se encaixam na primeira categoria.
Os OFRNs começaram a fazer nome no início do século, quando o famoso criador William J. Lightner obteve alguns cães de nariz vermelho excepcionais a partir de linhagens Old Family Red. Anos mais tarde, Lightner disse que nunca procurou obter cães de nariz vermelho e nem mesmo gostava daquela coloração. A característica acabou se fixando por acaso, pois aqueles cães especificamente eram de alta qualidade. Por ocasião de sua mudança da Luisiana para o Colorado, Lightner abandonou os OFRNs, passando a criar pequenos cães pretos, sendo esses os cães que levavam seu nome e chegaram até poucas décadas atrás. Segundo ele, o motivo do abandono foi porque eles estavam ficando muito grandes para o seu gosto e também porque ele não gostava daqueles narizes vermelhos... Ah, sim, por grande entenda-se um pouco menos de vinte kg.
Neste ponto, surge na história uma figura um tanto cômica, mas muito respeitada nos círculos de criadores da época pela sua habilidade em produzir bons cruzamentos: Dan McCoy. Tendo tomado conhecimento de que um velho francês da Louisiana havia preservado a antiga linhagem red nose de W. Lightner, partiu para lá junto com Bob Hemphill e, com o auxílio de Gaboon Trahan, trouxeram o que sobrou desses cães. McCoy manteve seus cães em Panhandle, Texas, deixando-os com seus sócios L.C. Owens, Arthur Harvey e Buck Moon, sendo o responsável pelos cruzamentos efetuados. Daí surgiram cães célebres, como Harvey's Red Devil e Owens (Ferguson's) Centipede. Este último é a base de quase todos os OFRN modernos - é a pedra fundamental do pedigree do Hemphill's Geronimo. Dave Ferguson era trumpetista em uma big band e deixava Centipede com amigos durante suas muitas viagens. A quem ficasse cuidando do cão era concedido o direito de utilizá-lo em cruzamentos- daí praticamente todos os OFRN atuais descenderem dele. Bob Hemphill também manteve apenas cães vermelhos e a ele é atribuída a manutenção da linhagem até os tempos mais recentes. De acordo com Hemphill, foi McCoy o primeiro a utilizar a expressão Old Family Red Nose.
Muitas linhagens foram cruzadas com os OFRN. Conseqüentemente, praticamente todas as linhagens podem eventualmente produzir um cão de nariz vermelho, o que leva muitos a chamar qualquer cachorro de nariz vermelho de Old Family Red Nose. Na realidade, somente aqueles que seguiram a linha Hemphill/Wallace/Wilder ou os antigos Corvino podem, com propriedade, ser chamados de OFRN.
Linhagem Eli
Eli foi produto de cruzamentos realizados por Floyd Boudreaux. Eli originou-se de cruzamentos fechados sobre um dos cães favoritos de Floyd, o cão Blind Billy. Quando Eli, um 2xWinner, foi cruzado com Boudreaux’s Spook, outro descendente de Blind Billy, o resultado ficou marcado para sempre na comunidade esportiva.
Três famosos nomes vêm a mente do cruzamento Eli/Spook: Eli Jr., Bullyson, e uma cadela chamada Brendy.
Eli Jr. Foi um fantástico 2xW e pai de um dos maiores cães de todos os tempos, o 7xW Gr. Ch. Art.
Infelizmente, Art foi ferido e nunca se recuperou. Antes de Art se machucar, ele fez cruzamentos produzindo uma alta percentagem de “game dogs” de qualidade e suficiente para fazer de Art um reprodutor ‘ROM’. Agora imagine o que Art poderia ter produzido se ele não tivesse se machucado.
Art tem um irmão de ninhada que foi um cão excepcional, o 3xW Ch. Hurt. Bullyson foi um 2xW, 1xL e outro fantástico reprodutor. A única derrota de Bullyson foi para um de seus filhos, chamado Benny Bob. Logo depois Benny Bob foi derrotado por Jimmy Boots num luta clássica. A lenda de Bullyson como reprodutor pode ser encontrada em muitos cães, mas seu mais famoso descendente tem sido a 5xW Honeybunch que lidera o ranking ‘ROM’ para cadelas. Honeybunch em seqüência produziu o 4xW Ch. Jeep. Atualmente, Jeep encontra-se como o número um dos cães ‘ROM’ e literalmente merece ser considerado como uma história a parte. Outros famosos descendentes de Bullyson são Loposay’s Buster ‘ROM’, e o quase tão famoso Midnight Cowboy. Brendy quando cruzado com seu irmão Eli Jr., produziu P Carver’s Black Shine. Em seguida Shine produziu o lendário8xW, 1xL Ch Rascal, Oso Negro (irmão de ninhada de Rascal), e o mundialmente famoso P. Carver’s Stomponato. Rascal quando foi cruzado com Honeybunch produziu a 3xW Polly que depois foi cruzada com o pai de Jeep o 6xW, 1xW Ch. Bo ‘ROM’ por sua vez produzindo o grande 7xW Gr. Ch. Outlaw. Outro famoso descendente de cruzamento entre cães Eli foi 5xW Gr. Ch. Nigerino.
Nigerino representa o que há de mais puro de sangue Eli Jr. Encontrado hoje e é uma linhagem altamente respeitada. O que fez os cães Eli tão populares é sua constituição forte com bocas devastadoras e constantemente passam estas características para seus descendentes.
Um dos melhores cruzamentos feitos com a linha Eli foi com o cão ‘ROM’ Snooty. Snooty foi um cão extremamente inteligente que adicionou “pit intelligence” e “style” características altamente desejadas. Cães Eli tendem a serem “barnstorming dogs” e isto leva a “short-windedness”. O cruzamento com Snooty corrigiu este problema sem sacrificar as maravilhosas características de um cão Eli. Provavelmente o melhor cão conhecido deste cruzamento foi o 4xW Ch. Chinaman ‘ROM’. Chinaman era completo e em seguida produziu uma linhagem superior de cães. Os cães Chinaman constantemente traziam inteligência, forçam cães com muita boca, literalmente um pacote completo. Estes cães são verdadeiramente de muita qualidade e continuam a gerar um forte impacto sobre a era esportiva de hoje. Seria impossível listar todos os cães de qualidade vindos de Eli Jr., Bullyson, ou Brendy, porque seu impacto sobre o esporte continua até os dias de hoje.
Linhagem Red Boy / Jocko
É uma linhagem que tem causado um grande impacto na comunidade de gamedog há muitos anos. Apesar de RedBoy por ele mesmo não ter produzido um número significante de campeões, a sua presença genética se dá em muitos cães famosos atualmente. Redboy e sua progênie originou-se no Estado norte-americano da Carolina. O que faz dessa uma grande linha é o fato de que todos que delas se originam vem de um background testado na prática. A maior parte das pessoas acha que um cão precisa ser um campeão para ser um bom reprodutor. Nada está mais distante da verdade. Um bom exemplo disso foi Ch. Peterbilt foi um bom game dog, e foram depositadas grandes expectativas nele de que seja um bom padreador. Ele foi cruzado com algumas das melhores matrizes de seu tempo, mas a sua progênie foi de baixa qualidade, e, atualmente, a maior parte das linhagens modernas não tem em seu
sangue Ch. Peterbilt. O mesmo ocorreu com Gr.Ch. Zebo. Zebo foi um pit devastador de 7 vitórias. O “Old Mountain Man” fez campanha com Zebo por 4 de suas vitórias e o vendeu para Dave Adams, com quem obteve mais três vitórias. Zebo, infelizmente, foi um reprodutor de baixa percentagem, e vários dogmen sérios perderam sua fé na linha Zebo, e muitas desapareceram simultaneamente em virtude dos altos custos perdidos em apostas. E onde isso tudo nos leva? Bem, são exemplos de como alguns cães funcionaram enquanto reprodutores e outros não.
Como se disse anteriormente, a linhagem Redboy ganhou sua fama na Carolina, mas sua principal introdução para o circuito profissional veio com a cruza com Ch. Jocko. Jocko, da Carolina também, foi um exemplar com muita "pit intelligence" e boa habilidade para morder, algo que os cães Redboy não detinham. Os RedBoy tinham a boca muito "leve", com exceção de Chavis Ch. Yellow John. Yellow John foi o responsável pela origem de um dos bulldogs mais "honestos" dos tempos modernos: "Tant's Gr. Ch. Yellow". Yellow foi um 6x, e que produziu uma prole excelente. Ele fica no ranking em segundo, após Ch. Jeep no Sporting Dog
Journal ROM list. Gr. Ch. Yellow morreu recentemente, em 7 Setembro de 1994. Yellow foi o primeiro do que se passou a chamar de "50/50 dogs", também conhecidos por RedBoy/Jocko. Yellow teve uma irmã especialmente talentosa, conhecida como S.T.P.'s Ch. Sassy. A combinação RedBoy/Jocko continua produzindo até hoje, e são cães com nível de circuito profissional.
Outro ponto a se mencionar é Super Gnat's Boots. Boots foi um Redboy/Jocko, que não foi tão famoso quanto Yellow, mas ainda Boots mantém o record de match mais longo da história, atingindo 4:52 para vitória.
E ainda pude encontrar mais um artigo como a seguinte explicação:
"RED BOY" apresenta cães com características de forte mordedura (boca pesada), ideal para caça. No passado estes cães eram capazes de derrubar um touro com sua mordida.
Linhagem Patrick
"Observando-se os pedigrees do American Pit Bull Terrier dos anos 90, percebe-se facilmente que a linhagem "Patrick" tornou-se uma das famílias predilectas nos EUA. Esta família tem sido produzida como aconteceu com a Colby do início dos século XX, fazendo dela, portanto, base para criação de muitos "quintais" por todo os Estados Unidos.
Os cruzamentos baseados em Patrick têm provado ser uma das mais constantes na produção de cães de ponta desde os anos 70. Essa família se baseia em cães BOLIO, Maloney e Clouse, sendo BOLIO ou TOMBSTONE o ingrediente principal, variando em função da região dos EUA. A combinação BOLIO x Ed Crenshaw foi estabelecida nos anos 70, quando Lou Lewis acasalou CH. CATFISH ROM com BOLIO ROM. Os cães dessa cruza foram vencedores no Sudeste norte-americano, produzindo cães como Lewis' ODESSA, 3 vezes vencedora. Há ainda algumas grandes cruzas BOLIO x Crenshaw desses cães no México, sob a direção de Antonio Bellon. Essas cruzas tiveram um enorme sucesso, mesmo contra as de criadores modernos como James Crenshaw, levando o frequentemente desafiado CH. GATOR aos limites. No Texas, os cães baseados em TONKA foram as escolhas de Patrick. Ronnie Anderson criou muitos Campeões famosos se utilizando de TONKA (Patricks's RED BABY x TOMBSTONE, ambos ROM) antes de Pat Patrick o comprasse de volta de Ronnie. Se toda prole TONKA que obtiveram o título de Campeão tivesse sido registrada, TONKA teria tido ao menos 10 pontos para a cotação Register of Merit. Das primeiras cruzas de TONKA saíram cães como CH. BILLY, CH. SHAWN etc. Esses cães se originam de cruzas de CH.TONKA com netas de Anderson's CH.RED BARON, seis vezes vencedor. Esses cães se tornaram uma família separada chamada TONKA / RED BARON. Gameness e habilidade tem sido muito consistentes nessa família. Produzindo grandezas modernas como BUCKSKIN BILLY BULL - campeão por quatro vezes, CH. DIABLO, LEVI, HONKY TONK, Anderson's BULL, LITTLE EVE e CH.SAMBO. Há ainda um filho de TONKA no Lone Star state nomeado RED ROCK, cujo último proprietário foi Bobby D. Smith. ROCK foi um vencedor supergame por duas vezes e um reprodutor de óptimos cães para Mike N. Crabb, B.D.Smith, Dean Wise, McKnight, Johnny G. e outros. O filho de ROCK mais famoso é Keyes' MEATHEAD. MEATHEAD produziu em torno de 50 vencedores e vários cães mais titulados. Alguns da prole de MEATHEAD foram cães resistentes por até 3 horas de combate, um grande expection com esses cães.CH. SNUBBY, irmã de TONKA, foi cruzada com BOOMERANG e produziu King Limey's TUG ROM. TUG foi cruzada com King Limey's NELIS ROM e deu origem a 3 ou 4 Campeões em uma ninhada. NELIS, tinha Hammond's RUFFUS ROM em seu pedigree duas vezes como avô".
Linhagem Indian Bolio ( 1xW) ROM
Bolio veio de um cruzamento feito por Maurice Carver e Eddie Klaus em 1969. Seu pai era o famoso ás do ringue Klaus’ Zeke e sua mãe era Klaus’ Goldie. O pedigree de Bolio é muito fechado no sangue de uma cadela chamada Carver’s Judy e sua irmã, a grande Carver’s Black Widow. Assim ele carrega 50% deste sangue em seu cruzamento.
Bennet Clayton do Texas comprou Bolio de Carver e o Mandou para Floyd Boudreaux colocá-lo em combate, ele marcou com um cão que tinha matado seus dois oponentes anteriores. Este cão chamava-se Rowdie. Bolio foi contratado com Rowdie duas vezes. Da primeira vez Floyd não estava contente com o condicionamento de Bolio para o combate, ele sabia que Bolio deveria estar perfeito para lutar com um cão daquele calibre. Depois que Floyd Boudreaux pagou a multa ele acertou um novo combate com Rowdie para a noite de uma convenção do Sul. Desta vez Bolio estava em grande forma e quando começou foi uma verdadeira guerra. Bolio matou Rowdie com cerca de 2h e foi eleito como “best in show”! Nesta mesma convenção haviam muitos outros campeões sendo mostrados e dentre eles estava Davis’ Gr. Ch. Boomerang. Algum tempo depois da luta Bolio foi vendido para um admirador no sul da Califórnia.
O novo proprietário de Bolio não estava interessado em colocá-lo em combate de novo. Ele decidiu usar Bolio como padreador, que era o melhor uso para ele. Bolio era tão talentoso que nunca se machucou em rolas. Eu tive sorte o suficiente para vê-lo rolar muitas vezes contra todo tipo de cães que eram 15 lb. mais pesados do Bolio não tinha uma boca muito pesada, mas ele podia travá-la. Ele era muito bom em manter sua pegada e algumas vezes parecia que ele estava colado na cabeça do outro cão, ele gostava de pegar a cabeça. Ele era muito forte e um rápido “wrestler” e rapidamente fazia sua pegada e aí usava o peso de seu corpo e a força de seus músculos para ficar por cima do adversário enquanto castigava-o o tempo inteiro. Quando o outro cão cansava, da pegada da cabeça ele descia para a garganta. Se acontecesse do cão tirar Bolio de sua cabeça, Bolio trabalharia para voltar à cabeça e novamente ficar no controle. Ele foi o mais rápido, inteligente e efetivo “cão de cabeça” que já se viu. Ele tinha muito fôlego e jamais se viu cansar. Ele era um cão muito intenso que amava lutar. Quando estava no corner ele latia com ódio até que fosse solto para poder ir até o outro cão.
Bolio como reprodutor foi o melhor padreador que se já tenha conhecido e que já viveu. Ele foi cruzado com algumas péssimas cadelas e produziu excelente cães de combate. Quando ele foi cruzado com boas cadelas os resultados foram maravilhosos. Bolio produziu bons cães de todos os seus cruzamentos, sem importar de qual linhagem fosse. Seus filhotes carregavam os mesmos traços que fizeram dele um grande cão.
E ainda pude encontrar mais um artigo como a seguinte explicação:
A Linha de sangue “BOLIO” possui características de cães com muita "natural stamina", ou seja, uma resistência natural acentuada transmitida geneticamente. Não se sabe ainda qual o gen que transmite tal característica. "Natural Stamina" é muito encontrada em cavalos de corrida como os Puros Sangue Ingleses. A linha de Sangue "PAT-PATRICK" originou-se da "BOLIO" e apresenta as mesmas características.
Linhagem Garret´s CH Jeep
"Em toda a história do esporte do American Pit Bull Terrier, nenhum único cão causou tanto impacto quanto Garret’s Ch. Jeep, e que combinava a qualidade como supremo cão de combate, com sua absoluta supremacia como reprodutor. Jeep foi criado por James Crenshaw e vendido a James Garret como um jovem cão, e que foi acompanhado e conduzido por James Garret e auxiliado por James Crenshaw. Jeep conseguiu sua quarta vitória sobre Ozzie Steven’s Ch. Homer. Esta luta fez história, pelo calibre desses dois cães que se encontraram no ringue, e isso é incomum de acontecer. Embora Jeep tenha vencido, Homer tem seus méritos e acabou provando ser um bom cão de combate, e ambos os cães podem com direito ao legado de terem merecido completamente este combate.
Agora que o formidável valor de Jeep foi estabelecido nós continuaremos com o maior bem que este cão possui que foi sua habilidade para produzir um número imenso de Champions, um Grand Champion, e vários 1x e 2x vencedores. As conversas em muitas convenções sempre se direcciona para grandes cães e uma disputa sobre quais linhagens produzem uma maior percentagem de vencedores e cães de qualidade. Eu tenho ouvido freqüentemente uma declaração destas falada quando o nome Jeep é mencionado por estar no topo da lista ROM (Register Of Merit), declarações como: “bem, veja com quantas cadelas Jeep foi cruzado para criar a quantidade de Champions que ele foi pai”. Minha resposta para estes dogmen é esta. Pegue três cães que são de linhagens conhecidas, tais como STP’s Gr. Ch. Buck, o 4x vencedor STP’s Ch. Toro e Burton’s Gr. Ch. Hank, como estes três foram considerados cães excepcionais e muito utilizados, estes três diferentes sangues, para o único propósito de produzir ou estabelecer novas linhas a partir deles. Dois foram campanhados aproximadamente na mesma época e morreram também não muito longe um do outro, eles foram Ch. Toro e Gr. Ch. Hank. Hank fez sua história no ringue anterior aos outros dois, e foi cruzados tantas vezes como Jeep, se não mais. Gr. Ch. Buck, provavelmente Hank em segundo e depois Ch. Toro, em números de cruzamentos. Toro eu estou mais familiarizado, pois me pertenceu por três anos. Eu pessoalmente cruzei Toro em 23 cadelas diferentes em meu próprio canil durante esses três anos que ele esteve comigo. O fato é que todos os três grandes cães juntos, produziram cerca da metade do número de Champions que Jeep produziu.
Alguns destes cruzamentos ficaram bem conhecidos onde Jeep produziu alguns ótimos cães, e os sangues que parecem terem tido mais sucesso foi Jeep/RedBoy e Jeep/Rascal. A seguir, estão recordes e informações pertinentes a este grande cão Garret’s Jeep.
Ch. Jeep nasceu em Agosto de 1976 no canil de James Crenshaw, na famosa ninhada entre Finley’s Ch. Bo ROM e Creshaw’s Ch. Honeybunch ROM, que produziu quatro Champions. O mais famoso dos quatro foi Ch. Jeep ROM. Mas existiram também Crenshaw’s Ch. Charlie que foi dito como melhor cão de combate que Jeep. Ch Missy que é vista em muitos pedigrees de hoje. E Swetman’s Ch. Holly que era conhecida por ser uma terrível mordedora com muita habilidade. Este cruzamento só foi feito uma vez, por qual razão eu não sei. Ch. Jeep é considerado por muitos por ser um dos melhores cães de combate de sua época.
- Derrotou Pylant’s Ch. Kato nas 43lb em :28 minutos;
- Cooper’s Weenie também nas 43lb em :58 minutos;
- Stinson&Stepp’s Black Dog, um 3x vencedor, nas 42lb em 2:05 horas;
- E seu quarto e último combate foi contra Ozzie Steven’s Ch. Homer, nas 43lb, Jeep venceu em 3:45 horas. Esta foi um daquelas lutas clássicas que fazem história. Dois grandes cães de combate se enfrentaram, mas só um poderia sair vencedor!"
Texto retirado do Fórum Natal Pit Bull
Linhagem Dragons
No "DRAGONS LINE", criador da Califórnia, podemos notar que os cães apresentam peso máximo de apenas 16kg. Nesta categoria de peso, esta linha de sangue foi imbatível quanto sua agilidade e principalmente na força proporcional ao seu tamanho durante as provas de weight pulling.
Embora alguns dos textos estejam a falar de lutas isso não é pra incentivar a por os cães nas lutas, mas sim para mostrar como as linhagens surgiram e muitas delas ou quase todas eram apuradas através das lutas de cães antigamente como se vê no texto acima.
Fonte: http://pitnaja.com.sapo.pt/
o 4x vencedor STP’s Ch. Toro e Burton’s Gr. Ch. Hank, como estes três foram considerados cães excepcionais e muito utilizados, estes três diferentes sangues, american bully pocket
ResponderExcluir